sexta-feira, 19 de julho de 2013

10. a decadência dos olfactos - a opinião de Raquel Gonçalves-Maia*

Que história estranha, ficção sim, e realidade muita, desmedida... Laivos de odor orwelliano agridem os nossos sentidos página após página, abalroando as nossas defesas mais tenazes. Decadência?

Estranha a história, tão problemática e tão pura. Servida por uma linguagem requintada, o estilo do discurso alinha o adjectivo e a metáfora, enriquece a imagem, dilata o vulto, premeia o autor. O volteio das personagens, nem sempre fácil de seguir, obriga-nos ao recurso da espiral. Já assim fora em Um Pinguim na Garagem.

Albanta será perfeita. Terra sem nós... Os fantasmas desenhados ensombram, ofuscam, tão vivos se tornam pelo caminho seguido pelo escritor. Aprovação de excelso.

Sim, é um livro - um bem de consumo, pleno no nome. Um romance de inquietações de espírito e agrados de leitura. Luís Caminha afirma-se como um dos grandes autores de língua portuguesa.

------
* Raquel Gonçalves-Maia, cientista, professora universitária e escritora. Os seus últimos livros de divulgação científica são fascinantes e alguns deles podem encontrar-se, por exemplo, aqui ou aqui. Também escreve ficção, com várias e belas obras publicadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário