quinta-feira, 28 de junho de 2007

NOTA BENE


Diz-me Ainda bem que telefonas. O Manuel morreu.
 Eu O quê?
 O Manuel. Morreu.

 Largo o telefone, atiro-me ao chão, esperneio-me em silêncio, pareço um cão contente, mas não, nada disso, é mais outra culpa a ferroar-me.
 Do outro lado da linha Joaquim?

 Merda! O Manuel. Morreu. E agora? Se calhar tinha bastado uma palavra minha.
 
Esperneio-me em silêncio durante mais trinta segundos, estas lágrimas sempre foram surdas.
 Pego de novo no telefone Não me diga que se suicidou...

 Joaquim, tens de ser forte agora.
 Devia ter-lhe telefonado. Ele não andava bem. Eu sabia que ele não andava bem. Raios me partam, que nunca estou em casa!
 Joaquim, não vale a pena...
 Ele tentou contactar comigo durante toda a semana. Discava, discava e nada. Deixou mensagens a pedir desculpa e eu nada: nunca devolvi as chamadas. Precisava de ajuda. Mas eu... eu sempre a fugir, não é? É este meu orgulho!
 Vá lá, Joaquim, não te culpes. Já não o podes ajudar.

 É o meu orgulho, é. É este meu orgulho estúpido. Nunca dou o braço a torcer. Nunca perdoo.
 És orgulhoso, és. Sais ao teu pai.
 E de que me vale agora? O meu melhor amigo...
 Largo o telefone outra vez, atiro-me ao chão, esperneio-me, mais uma lágrima surda, outra culpa a ferroar-me.
 Joaquim?

-----
 Ainda não se tinham popularizado os telemóveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário