quarta-feira, 24 de abril de 2013

2. Crónica dos bons malandros - Mário Zambujal

autor: Mário Zambujal
págs.; 152
ed.: Quetzal
1980/2006
A quadrilha de Renato, o Pacífico, é formada por sete bons malandros que preparam o  passo para o lado de cá, ou, talvez melhor, de lá..., da sociedade. O roubo de vinte e duas peças da colecção Lalique, em exposição na Calouste-Gulbenkian, será o início de uma vida nova.

Lêem-se de um fôlego, e pensam-se com muitos, os trabalhos e tropelias que foram preparando, desde a infância ao assalto libertador, o encontro de Renato, Marlene, Flávio, Silvino, Arnaldo, Pedro e Adelaide,  inseparáveis das respectivas alcunhas e idiossincrasias.

Mário Zambujal, apresentador à época do Domingo Desportivo, aquele programa com dois bons pares de horas e que arranjava tema para conversa a partir do que para mim eram tristonhas banalidades, escreveu este livro despojado e polvilhado de ironia e humor, em que as palavras coabitam com um quase contínuo sorriso do leitor, desde o crime inaugural de Pedro, o Justiceiro, às picadas de um assalto talvez demasiado bem-sucedido, onde Silvino Bitoque tem um papel fulcral.

Sem comentários:

Enviar um comentário